COMO UNIR VIAGEM E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

por | abr 6, 2016 | Estilo de Vida

Aqui no blog eu gosto de colocar muito conteúdo sobre as minhas viagens, mas quando não estou viajando, gosto de compartilhar os meus hábitos saudáveis e as minhas escolhas gastronômicas. O meu estilo de vida é esse, e seguir ele em Curitiba ou pelo mundo, não é esforço algum!

Hoje vou misturar os meus dois assuntos preferidos (viagem e comida, combinação perfeita) e escrever um pouco para vocês sobre algo que muitas pessoas têm dúvidas: Como manter a “dieta” durante uma viagem. Vou contar como é a minha rotina e como faço para manter uma alimentação saudável na maior parte do tempo, sem deixar de aproveitar as delícias da culinária local, é claro!

Coloquei a palavra DIETA dentro de “…” porque sou COMPLETAMENTE contra dietas, acho que a alimentação tem que ser prazerosa e não um sacrifício, você pode comer saudável para o resto da vida sem ter feito uma dieta. Não sou à favor de contar calorias e nem de passar fome (pelo contrário), sou à favor de nutrir o meu corpo com comida gostosa e de qualidade, sem neura. Como alimentos saudáveis quase sempre porque me sinto bem fazendo isso, não porque preciso emagrecer ou qualquer coisa do tipo.

Eu acho que o que realmente precisamos, tanto durante uma viagem, quanto no cotidiano, é: EQUILÍBRIO.

Imaginem ir para Roma e não comer massa, pizza, sorvete de avelã e tomar um bom vinho. É a mesma coisa que nem ter ido! Salvo exceções de pessoas intolerantes que não possam de jeito nenhum consumir algum desses alimentos, fora isso, não tem desculpa.

sorvete-roma

sorvete-em-atenas

pizza-caprese

Mas e daí, como fazer? Bom, temos duas opções: podemos chutar o balde e depois correr atrás do prejuízo OU aprender a curtir esse estilo de vida em qualquer lugar do mundo e  aproveitar a viagem com equilíbrio.

Eu ainda estou em um meio termo, como eu não viajo com tanta frequência posso me dar ao luxo de chutar o balde por um período curto de tempo, mas confesso que antigamente era muito pior, então estou evoluindo. Quando eu viajo experimento TODAS as comidas típicas, bebo vinho, cerveja artesanal, massa, sobremesa e tudo que tenho direito, mas intercalo tudo isso com refeições leves e saudáveis.

macarrão-ao-molho-de-salmão

Mix-de-frutas-na-piscina

Tiramisu-de-pistache

muçarela-de-bufala-com-rúcula

cerveja-em-atenas

muçarela-de-bufala

Na verdade só temos dificuldade de comer direito porque estamos fora da nossa rotina, mas os lugares fora do Brasil possuem MUITAS opções saudáveis, orgânicas, vegetarianas, sem glúten, sem lactose e para todos os gostos, até mais do que aqui. Podemos ver isso como uma vantagem e aprender a explorar esses lugares!

Gluten-free

Pure-Foods

Por exemplo:  Fizemos uma escala em Madri quando estávamos voltando de uma viagem pela Europa, eu já tinha comido de tudo durante um mês, então resolvi comprar um lanchinho saudável para comer na volta. Aqui no Brasil, talvez eu não tivesse muitas opções na maioria dos aeroportos, mas lá eu não tive nenhum problema! Tinha quiosque de comidas orgânicas e até no Starbucks eu encontrei ótimas opções!

Chocolate-amargo  edamame     salada-de-quinoa   Suco-Rosa Sucos-funcionais

Outro conselho que eu acho válido, tanto durante uma viagem, quanto na “vida real”: comer comida de verdade. Eu já fui do tipo que vai para os Estados Unidos e só come fast food, hoje não faço isso de jeito nenhum, que graça tem viajar e comer só porcaria? Experimente a culinária local, sempre! Melhor se encher de massa na Itália, azeite na Grécia, doces turcos em Istambul, do que fazer uma refeição sequer no McDonald’s. Te garanto que isso vai fazer muito bem para o corpo e para a alma, experimente tudo e conheça a cultura do lugar através da alimentação.

Macarronada-bolonhesa

lula

Comida-típica-da-Capadócia

doce-turco

Minha intenção com esse post não é dar dicas de como emagrecer durante uma viagem, longe de mim, até porque não é isso que acontece comigo! Meu objetivo é incentivar vocês a aproveitarem da melhor forma possível, mesmo que isso te traga uns quilinhos a mais. As lembranças que você vai ter superam qualquer coisa, relaxe e se divirta, mas aprenda a fazer as melhores escolhas para você.

O importante é ter uma experiência leve e feliz, sem neura e sem culpa! <3

restaurante-grecia

Esse é o meu jeito de viajar. Espero que vocês tenham gostado, comentem aqui e deixem dicas legais de lugares pelo mundo, também queremos saber como é a rotina de vocês durante uma viagem!

 

Renata é a criadora do blog, tem 27 anos e mora em Curitiba. É formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Digital e gosta de escrever sobre viagens, estilo de vida e veganismo . Tenta sair sempre da zona de conforto e das rotas turísticas, o objetivo é explorar cada cultura e dar dicas legais para pessoas que se identificam. Criou o blog com o objetivo de inspirar as pessoas, compartilhando fotografias lindas, dividindo seus hábitos e dando dicas de lugares que precisam ser conhecidos.

Relacionados

Comments

comments