PASSOS SIMPLES PARA PLANEJAR UMA VIAGEM

por | abr 27, 2015 | Viagens pelo mundo

Decidir viajar é a parte mais fácil, o difícil é fazer todo o planejamento para que tudo saia do jeitinho que você quer. Na verdade eu acho uma delícia esse desafio de ficar pesquisando, descobrindo a melhor rota, melhor hotel, escolhendo lugares que não podem deixar de ser visitados. É como se eu já começasse a curtir a viagem muito antes de ir.

DATA E DESTINO

Primeiro você precisa decidir a data, se for uma viagem mais comprida e para o exterior, o ideal é pesquisar o calendário e o clima do lugar desejado na época em que você pretende ir. Alguns lugares do mundo não possuem esse problema, pois possuem o clima estável o ano todo, mas não é o caso da maioria dos destinos. Evite pegar extremos, muito calor e muito frio ou até mesmo temporadas de chuva.

1471_4434227008199_1875755115_n

PASSAGEM PROMOCIONAL

Depois que o destino foi escolhido, é hora de procurar passagem. O ideal é esperar para comprar uns 3 meses antes se for para fora do país, se for no Brasil pode até demorar mais tempo para comprar (a não ser que sejam em feriados ou alta temporada, daí é melhor garantir o mais rápido possível mesmo). Antes disso dificilmente você irá encontrar uma super promoção, mas eu pessoalmente nunca aguento esperar e sempre queimo largada. Fico tão ansiosa para comprar que já aconteceu até de abrir várias abas de pesquisa e comprar para o lugar errado (fiz isso semana passada, agora tive que mudar o roteiro das minhas férias hahaha muito burra, mas até que gostei do roteiro novo).

960161_10200240541030598_326807685_n

HOSPEDAGEM

Com a passagem comprada, precisamos procurar a hospedagem. Eu sempre tento achar um meio termo entre preço, qualidade e localização. Prefiro pagar um pouquinho a mais para ficar mais perto dos lugares que quero conhecer, mas também prefiro economizar com hospedagem e gastar em outras coisas, já que vou passar a maior parte do dia fora do hotel. O ideal mesmo é achar um meio termo, ou ver o que é prioridade para você, depende muito do tipo de viagem que você pretende ter e do dinheiro que você tem disponível. Já fiz viagens que queria só ficar na piscina do hotel relaxando e também já fiz viagens que só chegava no hotel na hora de dormir, capotava e já saia no dia seguinte super cedo para conhecer a cidade. Independentemente do seu estilo, é importantíssimo que você pesquise e decida qual é a melhor opção.

PROGRAMAÇÃO

Outro ponto importantíssimo é saber o que existe de legal no lugar e o que você faz questão de conhecer, faça um cronograma como base para seguir. É claro que se aparecer alguma coisa mais legal no caminho, é válido e recomendado mudar os planos. O bom desse planejamento prévio, é que diminui a probabilidade de você ir embora sem ver algo que queria.

735235_4434146126177_2022060906_n

PESQUISA

Tente experimentar comidas típicas e conhecer melhor a cultura local, conheça os pontos turísticos mas faça questão de ir além. Descubra aonde as pessoas que moram nessa cidade frequentam, visite supermercados, feiras e ande muito pelas ruas. O mais legal é absorver toda essa diferença cultural.

IMG_1445

DINHEIRO

Por último, mas não menos importante, é necessário fazer um planejamento com as suas economias. Veja quanto tempo vai passar e estipule uma quantia diária de acordo com o seu orçamento. Leve um dinheiro extra para não passar aperto e para fazer algo que não estava inicialmente no roteiro, mas tente seguir a média estipulada.

Com passagem, hospedagem, roteiro e dinheiro, só falta ir e aproveitar!

Renata é a criadora do blog, tem 27 anos e mora em Curitiba. É formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Digital e gosta de escrever sobre viagens, estilo de vida e veganismo . Tenta sair sempre da zona de conforto e das rotas turísticas, o objetivo é explorar cada cultura e dar dicas legais para pessoas que se identificam. Criou o blog com o objetivo de inspirar as pessoas, compartilhando fotografias lindas, dividindo seus hábitos e dando dicas de lugares que precisam ser conhecidos.

Relacionados

Comments

comments