LENÇÓIS MARANHENSES – GUIA COMPLETO

por | maio 7, 2016 | Brasil

Quem me acompanha no insta e no snap (feedyoursoulbr) viu que viajamos em maio pelo Maranhão para conhecer os Lençóis. Agora vou passar todas as dicas do nosso roteiro para vocês!

Sigam a gente no Instagram para fotografias lindas e dicas do cotidiano:

Fotos selecionadas e editadas, segunda-feira tem post no ar contando sobre o Maranhão! ❤️ #feedyoursoulnomaranhao

A photo posted by Feed Your Soul (@feedyoursoulbr) on

Os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão, o Parque Nacional foi criado em 1981 e possui uma área total de 156,5 mil hectares, é muito grande MESMO! As dunas são formadas pela força dos ventos, são móveis e criam uma paisagem única a cada visita. No meio de todas essas dunas encontramos lagoas lindas, que são formadas pelo acúmulo das chuvas do primeiro semestre. Uma das principais entradas para os Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, que fica a 250 km de distância de São Luís.

Lagoa-Bonita-(22)

COMO CHEGAR

  1.  Avião: Nós pegamos em Curitiba um voo da Gol com destino final São Luís, não temos voo direto saindo daqui, então fizemos uma escala em Brasília (Curitiba – Brasília – São Luís).
  2. Transfer: Passamos a noite em São Luís e no dia seguinte bem cedinho (7h00) já pegamos um transfer para Barreirinhas. O trecho tem aproximadamente 4 horas de duração. Nós fizemos todo o nosso transporte em terra pela empresa São Paulo Ecoturismo, o valor do trajeto por pessoa é de R$ 60,00.
  3. Jardineiras: São caminhonetes adaptadas para levar passageiros na carroceria. Barreirinhas fica perto, mas o acesso ao Parque Nacional não é tão fácil assim. Eu recomendo que vocês fechem tudo com alguma agência de turismo local, o valor é bem em conta e os passeios são super completos! Nós fizemos tudo com a São Paulo Eco Turismo e achamos o atendimento MUITO bom, não tivemos problema nenhum e eles foram super pontuais todos os dias.

Lagoa-Bonita-(4)

QUANDO IR

Tudo depende muito do que você está procurando, o Maranhão possui atrações turísticas durante o ano inteiro! A estação chuvosa acontece de fevereiro a maio. Se sua intenção é curtir as lagoas, o melhor período vai de maio a setembro, que é quando as chuvas já acabaram e as lagoas estão cheias. Nós fomos em maio e pegamos um tempo lindo! A seca acontece de junho a janeiro, as lagoas vão secando nesse período, chegando em novembro com um nível bem baixo. Lembrando que isso depende das chuvas do ano inteiro, então é bom conferir isso com a administração do Parque Nacional antes de programar sua viagem. Existem lagoas que ficam cheias durante o ano inteiro, mas a paisagem com certeza será diferente.

BARREIRINHAS

Barreirinhas é uma das principais entradas para os Lençóis Maranhenses e fica a 250 km de distância de São Luís. Antigamente a principal via de acesso para a cidade era através do Rio Preguiças, por barcos à vela. Em 1990 surgiu um surto de crescimento por conta da divulgação de belezas naturais da região, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Caburé, Atins e Mandacaru. Barreirinhas, que era pacata e inexplorada, se transformou em um polo turístico para receber pessoas do mundo inteiro!

Barreirinhas-(1)

Chegamos no hotel 13:00 e 13:30 já tínhamos passeio marcado para conhecer o Circuito Lago Azul, então trocamos de roupa e saímos. O pessoal da São Paulo Ecoturismo passou buscar a gente exatamente no horário marcado, então nem deu tempo de almoçar, mas foi ótimo e recomendo que vocês façam o mesmo.

Lagoa-Bonita-(4)

DICA IMPORTANTE: não almoçar ou fazer grandes refeições antes do passeio, o carro balança BASTANTE e pode te deixar nauseado. Eu peguei uns snacks saudáveis que recebi da Best Berry e levei alguns na bolsa para não ficar com muita fome.

bestberry

Depois do passeio voltamos e aproveitamos para descansar e comer algo no restaurante do hotel, que por sinal era maravilhoso!

ONDE COMER

A cidade é bem pequena e mesmo sendo polo turístico, não possui muitas opções de entretenimento e vida noturna. Os restaurantes ficam quase todos reunidos na beira do Rio Preguiças, no centrinho de Barreirinhas. Além de barraquinhas de rua e algumas opções como Subway e pizzas, o lugar deixa a desejar quando se trata de tour gastronômico. Nós fomos no restaurante O Bambu, que é considerado um dos melhores da região, eu achei o atendimento bem ruim e a comida não era tão gostosa. Pagamos R$ 75,00 por pessoa e não comemos nada genial. Não estava ruim, mas acho que existem opções mais baratas que vão te deixar mais feliz!

A nossa sorte foi que o restaurante do hotel era delicioso e também bem conceituado. No primeiro dia comemos camarão ao leite de coco servido dentro do abacaxi, também experimentamos o famoso arroz de cuxá, prato típico da região. Tudo estava delicioso! O nome do restaurante é Bambaê e mesmo quem não está hospedado por lá pode usufruir do espaço e do cardápio.

ONDE FICAR

Nós ficamos no hotel Encantes do Nordeste durante a nossa estadia em Barreirinhas e simplesmente amamos!

Quem acompanhou as fotos da nossa estadia pelo instagram?

Chalés charmosos com varandinha e rede, quartos bem amplos, com ar-condicionado e banheiro privativo. O café da manhã é servido diariamente ao lado da piscina e o caminho do quarto até lá, é uma trilha com muita natureza!

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(17)

Encantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(3)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(20)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(3)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(22)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(13)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(12)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(7)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(18)

Falando em café da manhã! <3

Minha parte preferida do dia e uma das melhores coisas de viajar, pelo menos aqui no Brasil. Amo acordar e tomar aquele café super completo, com mil frutas, tapioca feita na hora, sucos com frutas da estação e pão de queijo quentinho!!

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(14)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(15)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(11)

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(10)

Atendimento que faz a diferença. Não sei se vocês também são assim, mas eu acho que atendimento é uma das coisas mais importantes quando estou recebendo um serviço! Nós já tínhamos passeado, curtido a piscina, aproveitado o café da manhã e não tínhamos nada para reclamar do hotel, e eles ainda me chegam com uma bandeja de frutas frescas e água saborizada. Me apaixonei na hora!

Entantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(23)

Encantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(1)

Encantes-do-Nordeste---Barreirinhas-(2)

Encantes-do-Nordeste---Barreirinhas

Eu amo analisar o atendimento de estabelecimentos e ficar imaginando como eu faria para melhorar se eu fosse a dona do lugar haha! Uma coisa é certa, são essas pequenas atitudes que fazem com que o lugar seja lembrado de forma positiva. Alguém aí já ficou em um hotel super caro e foi atendido mal ou de forma mediana? Já aconteceu comigo, mas também já aconteceu ao contrário, muito melhor ser surpreendido de forma positiva!

Nós adoramos a nossa estadia lá, com certeza eu indico para quem está pensando em conhecer os Lençóis! Também achei muito legal que no fundo do hotel tem um deck que dá direto no Rio Preguiças, então o barco da São Paulo Ecoturismo podia passar buscar a gente direto no nosso hotel!

Barreirinhas-3

ATINS

Nós fomos para Atins com a intenção de fazer o passeio do Canto do Atins no dia seguinte, mas infelizmente não conseguimos. Você pode fazer o passeio saindo de Barreirinhas também se for por uma agência, mas fica mais perto se já estiver dormindo por lá. Atins é uma vila de pescadores, onde fica a Foz do Rio Preguiças e a praia, que é praticamente deserta. Nós passamos uma tarde e uma manhã em Atins, o lugar realmente é bem deserto e sem grandes programações, fomos dormir às 19h00 por falta do que fazer.

Atins-(4)

Atins-(5)

Atins-(9)

Atins-(10)

Atins-(11)

Atins-(12)

Atins-(13)

ONDE FICAR

Ficamos na Pousada Jurará e achamos uma delícia, as comidinhas da cantina eram deliciosas e naturais, bem do jeitinho que eu gosto.

Atins-(1)

Atins-(3)

Atins-(7)

Atins-(14)

Atins-(15)

Atins-(6)

O lugar é maravilhoso, isso não tem como negar, perfeito para quem gosta de tranquilidade e quer fugir de tudo! Confesso que eu achei pacato demais, não estou preparada ainda para esse tipo de destino, mas um dia por lá foi ideal.

PASSEIOS

Dunas de areia branca e lagoas de águas cristalinas, os Lençóis Maranhenses são maravilhosos e nem que a gente passe uma semana lá conseguimos conhecer tudo. São diversos passeios que você pode fazer, mas existem alguns circuitos que são os mais famosos (são os mais famosos por algum motivo) e não podem deixar de serem vistos. Nós demos muita sorte, fomos em maio, então as lagoas estavam cheias e o tempo estava lindo e como ainda era baixa temporada, pegamos todos os lugares vazios.

Não esqueçam de seguir a gente no Insta, assim vocês acompanham de perto nossos próximos destinos!

Vou mostrar os passeios que nós escolhemos, vocês podem planejar isso de acordo com a quantidade de dias que vocês vão ficar!

Principais passeios pelos Lençóis:

  • CIRCUITO DA LAGOA AZUL

    Saída do hotel em veículo 4×4 em direção ao Parque Nacional. Primeiro atravessamos o Rio Preguiças por uma balsa e depois entramos em uma trilha de mais ou menos uns 40 minutos. Ao chegarmos aos Grandes Lençóis Maranhenses o carro estaciona e a caminhada começa. A areia não é quente, devido aos ventos constantes, então a melhor forma de fazer o passeio é descalço! Nesse circuito você conhece a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul, a Lagoa da Paz e a Lagoa do Peixe (única presente durante o ano inteiro).

Lagoa-Bonita-(4)

Lagoa-Azul-(4)

Lagoa-Azul-(12)

Lagoa-Azul-(2)

Lagoa-Azul-(1)

Lagoa-Azul-(9)

Lagoa-Azul-(11)

Lagoa-Azul-(10)

  • CIRCUITO DA LAGOA BONITA

    O processo inicial é o mesmo da Lagoa Azul, a empresa passa buscar no hotel em um 4×4, depois buscamos todos os outros hóspedes e vamos em direção ao Rio Preguiças. Depois de atravessar o rio com a balsa a trilha começa, essa é um pouco mais comprida do que a primeira, dura em torno de uma hora até chegarmos no Parque Nacional!  Chegando lá, vemos um paredão de areia, e a recompensa está depois disso. Para enxergarmos as dunas e as lagoas, precisamos subir uma duna BEM íngreme, com mais ou menos 70 metros de altura. Ela já foi menor, mas essa altura depende também dos ventos e da quantidade de areia presente. Mas juro para vocês que vale a pena, eu já tinha feito o outro circuito um dia antes e não existe comparação, você fica chocado com a imensidão desse lugar e com a beleza de tudo! Esse circuito é composto pela Lagoa do Descanso, Lagoa do Clone (onde gravaram cenas da novela), Lagoa Bonita e Lagoa do Maçarico

Lagoa-Bonita-(16)

Lagoa-Bonita-(18)

Lagoa-Bonita-(2)

Lagoa-Bonita-(5)

Lagoa-Bonita-(6)

Lagoa-Bonita-(7)

Lagoa-Bonita-(10)

Lagoa-Bonita-(19)

Lagoa-Bonita-(1)

Lagoa-Bonita-(13)

Lagoa-Bonita-(14)

Lagoa-Bonita-(15)

Lagoa-Bonita-(17)

Lagoa-Bonita-(21)

O melhor horário para fazer esses passeios é durante a tarde, além do sol não estar tão forte, você pode ter a sorte de pegar um pôr do sol lindo!

  • PASSEIO NÁUTICO PELO RIO PREGUIÇAS

Esse passeio dura o dia inteiro e passa por três cidades, Vassouras, Mandacaru e Caburé. Passaram buscar a gente de barco (lancha voadeira) na parte de trás do hotel, no deck do restaurante.

Barreirinhas-3

VASSOURAS

Aproximadamente 40 minutos depois chegamos na 1º parada, que é Vassouras, para conhecer os Pequenos Lençóis e a vila cheia de macaquinhos! O lugar fica na margem do rio e possui uma estrutura com artesanato e água de coco para você se refrescar durante o passeio.

Rio-Preguiças

Vassoras-(2)

Vassoras-(3)

Vassoras-(4)

Vassoras--(1)

Vassoras--(7)

Vassoras--(5)

Vassoras-(5)

Vassoras-(6)

Vassoras-(10)

Vassoras-(11)

Mandacaru

Vassoras

MANDACARU

Depois de aproveitar Vassouras, partimos para a nossa 2º parada, que é o povoado de Mandacaru (aproximadamente 1.500 habitantes). Uma pequena vila de pescadores onde você pode parar e provar caipirinhas e sorvetes com frutas típicas da região! A principal atração desta vila é o Farol das Preguiças, com 35 metros de altura e 160 degraus. Confesso que não subi hahaha mas recomendo que subam!

Mandacaru-(4)

Mandacaru-(5)

Mandacaru-(1)

Mandacaru-(6)

Mandacaru-(2)

CABURÉ

Depois seguimos para a Praia do Caburé, que é a nossa parada final. De um lado fica o Rio Preguiças e do outro fica a praia, alugando um quadriciclo você consegue ir até o encontro do rio com o mar (nós não fizemos isso, preferimos almoçar e relaxar). Em Caburé existem alguns lugares para almoçar na margem do rio, nós não queríamos comer peixe então pedimos algumas porções (saiu bem mais em conta). Comemos arroz com camarões, feijão, vinagrete e pirão! Depois de curtir esse lugar, a voadeira retornava para Barreirinhas. Nós não retornamos, pois íamos passar a noite em Atins, então levaram a gente de barco até o outro lado do rio e ficamos por lá!

Caburé-(1)

Caburé-(2)

Caburé-(3)

Durante o passeio o guia vai explicando tudo sobre a vegetação, mangue e sobre alguns lugares que passamos. No caminho conseguimos ver algumas vilas nômades, os pescadores constroem suas casas temporárias e ficam por ali, até as dunas invadirem e eles terem que construir um novo lugar. Essas comunidades vivem de pesca, artesanato e benefícios sociais!

Rio-Preguiças-(1)

Rio-Preguiças-(4)

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou sugestão, podem entrar em contato comigo pelas redes sociais (InstagramFacebook), ou enviar um email para contato@feedyoursoul.com.br!

Renata é a criadora do blog, tem 27 anos e mora em Curitiba. É formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Digital e gosta de escrever sobre viagens, estilo de vida e veganismo . Tenta sair sempre da zona de conforto e das rotas turísticas, o objetivo é explorar cada cultura e dar dicas legais para pessoas que se identificam. Criou o blog com o objetivo de inspirar as pessoas, compartilhando fotografias lindas, dividindo seus hábitos e dando dicas de lugares que precisam ser conhecidos.

Relacionados

Comments

comments