MUDE SEUS HÁBITOS EM APENAS 7 PASSOS

por | fev 18, 2016 | Estilo de Vida

Na internet todas as pessoas ao seu redor levantam cedo, vão para a academia, foram promovidas a pouco tempo, ganham bastante dinheiro, têm corpo perfeito e tudo está dando certo. Você só vê foto de todo mundo viajando, de biquíni na praia, saindo à noite, comendo fora, dando risada e se divertindo. Enquanto isso você está em casa ou no trabalho, se sentindo feio, infeliz, comendo miojo sem entender o que fez de errado (Tragédia).

Na verdade você não está fazendo nada errado (talvez esteja), provavelmente todas as pessoas que você admira por estarem dando certo também estão insatisfeitas com alguma coisa, almejando algo maior.

Então o que acontece?

Acontece que ninguém está feliz o tempo inteiro como demonstra nas redes sociais, mas ninguém quer mostrar o lado ruim da vida para todo mundo ver (ainda bem). Imaginem que chato pessoas postando fotos sem dente, descabeladas ou de comidas estragadas  hahaha. Melhor assim! Na verdade não é errado querermos mostrar só as fotos bonitas, as comidas gostosas e os momentos felizes, errado é não saber filtrar isso e achar que a vida de todo mundo é uma maravilha e a sua não.

Uma vez me perguntaram o que eu fazia da vida que viajava tanto, como se eu ganhasse muito dinheiro e vivesse esbanjando. Na verdade eu estava com praticamente 3 empregos ao mesmo tempo e não tinha mais tempo para nada, economizei por meses para conseguir fazer o que eu queria, mas quem via minhas fotos não sabia disso e imaginava outra realidade. (Leia o post sobre como economizar para viajar)

Bom, agora já sabemos que a vida dos outros não é tão perfeita como imaginamos, mas não é isso que importa. O que importa é estar satisfeito com a sua própria vida e se você não está, algo precisa ser feito.

Um estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, precisamos praticar repetidamente por 66 dias, até que se torne um hábito natural e não haja esforço. Existe um livro (O Poder do Hábito) que explica cientificamente como os hábitos funcionam e como podem ser modificados.

“Eles tiveram êxito transformando hábitos. Todos começam com um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento. Depois, há a rotina, que é o comportamento em si. Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade – e a responsabilidade – para começar a trabalhar e refazê-los.”.

Segundo o autor,  também existem os “hábitos mestres”, que são capazes de desencadear outras atitudes que nem estão diretamente ligadas a ele. Um exemplo de hábito mestre é o exercício físico. Por isso é tão importante tomar a decisão de mudança, quando você menos esperar, tudo vai estar andando conforme os seus planos.

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“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo.”

Granola

Por exemplo: Eu odiava acordar de manhã para fazer exercícios, então comecei a me obrigar a levantar e ir à academia todos os dias bem cedo, depois de um tempo isso se tornou parte da minha rotina. O despertador toca, eu nem penso, acordo e vou. Nos dias que eu vou, eu consequentemente me cuido mais, porque já comecei o dia fazendo tudo certo.

Suco de beterraba

Não é incrível que as pessoas sejam capazes de aprender, treinar e modificar o que desejam? É claro que o número de dias exatos é muito relativo, insistência e perseverança dependem muito da personalidade e do interesse de cada um, mas o importante é saber que é possível. Então vamos ao passos!

7 PASSOS PARA COMEÇAR A MUDANÇA

1- Faça um projeto, escreva uma lista com todos os seus objetivos e situações que não está satisfeito. Tente fechar as abas multitarefas de pensamento da sua cabeça e faça uma coisa de cada vez. Quando o item número 1 estiver completo e já fizer parte da sua rotina, passe para o segundo.

2- Se pergunte o que você quer e qual o motivo disso, pense no que você vai ter que abrir mão para conseguir. Você vai precisar sair da sua zona de conforto para conseguir o que quer, então tenha confiança e esteja preparado para resistir.

3- Encontre tempo para fazer o que precisa, se você já está com o seu dia lotado coloque despertador para tocar uma hora antes e comece o seu dia mais cedo. É preciso inserir o novo hábito no seu dia-a-dia, se não ele vai ser adiado e pode acabar nunca acontecendo.

4- Anote em algum lugar o seu objetivo, o que não faz parte da nossa rotina cai fácil no esquecimento! Coloque alarme no celular, espalhe post-it pela casa, escreva na agenda ou cole um lembrete na tela do computador.

5- Comece HOJE, mesmo não sendo segunda-feira ou 01º de janeiro, pare com esse preconceito e de uma chance às quintas também. Imaginem que ousado começar uma dieta na Sexta-feira!

6- Se entregue! Não faça de má vontade, se é isso que você quer então aprenda a amar esse novo hábito ou estilo de vida. Se isso vai te trazer coisas boas vale a pena, faça isso por você.

7- É importante ser disciplinado, mas se acontecer de você falhar por um dia não tem problema, o importante é voltar com tudo no dia seguinte. Não precisa se sentir culpado e deixar todo o esforço ir por água abaixo, tem que ser algo leve e natural, que te faça bem. Transforme isso em um estilo de vida, ninguém vai morrer por abrir uma exceção, contanto que não vire regra.

Desafio!

Melhor do que mudar de vida sozinho é incentivar todo mundo que está por perto, né? O Feed Your Soul preparou um desafio para todo mundo fazer durante 66 dias,  coloquem o despertador mais cedo e façam algo por vocês antes de começar o dia, seja qual for o seu objetivo. Pode ser se exercitar, fazer um alongamento, tomar um banho e se arrumar com calma, fazer um café da manhã bem gostoso e demorado, o importante é começar a criar novos hábitos que te façam bem. Tirem fotos e marquem #desafiofeedyoursoul para a gente ver como vocês estão indo!

 

 

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