8 DOCUMENTÁRIOS SOBRE VEGETARIANISMO

jun 20, 2017 | Estilo de Vida

 

Assisti praticamente todos os documentários sobre vegetarianismo e saúde do Netflix e separei os que mais gostei para indicar. Eles não abordam necessariamente o mesmo tema. Alguns são sobre dieta, alguns sobre impacto ambiental e outros sobre doenças como câncer e diabetes. Mas todos chegam à uma conclusão em comum: a forma mais saudável e ética de se alimentar é seguindo uma dieta baseada em plantas. Gravei um vídeo no meu canal do Youtube falando um pouco sobre eles, mas a lista já aumentou, então também vou resumir por aqui. Aproveitem e se inscrevam no canal, eu estou sempre atualizando com vídeos das nossas viagens, alimentação e bate papo sobre vegetarianismo.

Ps: os dois últimos documentários dessa lista não estão no vídeo e são muito importantes, então leiam o texto até o final ou rolem para baixo depois de assistir. <3

1 – COWSPIRACY (NETFLIX)

É um documentário que mostra o impacto negativo da indústria da carne e da agropecuária no planeta. É o maior responsável pelo desmatamento, consumo e poluição de água, gases de efeito estufa e muitos outros prejuízos ambientais. A verdade é bem assustadora e você percebe que a indústria da carne movimenta MUITO dinheiro e patrocina, inclusive, grande parte das associações que dizem ser pró meio ambiente. Esse com certeza é ideal para quem está precisando de informação sobre o tema. Alguns dados mostrados no filme:

  • A pecuária é responsável por mais de 51% das emissões de gases com efeito estufa;
  • 56% da água dos EUA são usadas para cultivar alimentos para o gado;
  • 1 hambúrguer exige 660 l de água para ser produzido;
  • 1 kg de carne exige 2.500 l de água;
  • A agropecuária é responsável por 91% da destruição da Amazônia;
  • 6 MILHÕES de animais são mortos POR HORA para alimentar a raça humana;

2- Forks Over Knives (NETFLIX)

O documentário mostra dados e aborda problemas de saúde ao redor do mundo. A nutricionista Collin Campbell e o cirurgião Caldwell Esselstyn começam a investigar doenças degenerativas que surgiram nos últimos anos e descobrem que a maior parte delas podem ser evitadas e até mesmo revertidas através de uma alimentação saudável. Pesquisas extensas mostram que doenças como diabetes e câncer são em sua grande maioria causadas pelo estilo de vida de cada um. O filme mostra casos reais de pessoas que largaram os remédios e se livraram das doenças apenas seguindo uma dieta saudável e sem proteína animal.

3- Food Matters (NETFLIX)

O documentário relaciona a saúde da humanidade à alimentação. Fala como os alimentos que nós comemos nos ajudam ou nos prejudicam e discutem o que podemos fazer para viver e comer melhor. Nutricionistas e médicos mostram através de estudos que uma alimentação orgânica, vegetariana e de preferência crua é a forma mais saudável de se alimentar.

4- Food Choices (NETFLIX)

Esse filme mostra como nossas escolhas alimentares impactam no mundo, no clima e em nossa saúde. É um documentário bem informativo, onde muitos mitos da nutrição vegetariana são esclarecidos. Várias pessoas, entre elas médicos, nutricionistas e atletas, dão seus depoimentos, contam suas experiências de vida e como tudo mudou depois que decidiram seguir uma dieta “plant based”.

5 – Fat, sick and nearly dead (NETFLIX)

O filme mostra Joe Cross, um australiano com obesidade mórbida e doença autoimune, em sua trajetória pelos Estados Unidos em busca de saúde. Ele começa um jejum à base de sucos de frutas e vegetais frescos durante 60 dias, com o objetivo de perder peso e recuperar sua saúde. Durante o documentário, Joe vai conhecendo e incentivando outras pessoas pelo caminho. Além da perda absurda de peso, Joe se livrou da sua doença e continuou espalhando saúde pelo país. Claro que ninguém deve parar de comer e sair só tomando sucos por aí, mas o filme mostra pessoas que estão quase morrendo e que precisam mudar seus hábitos para sobreviverem. Achei legalzinho, tem o 1 e o 2, assisti os dois.

6- Simply Raw: revertendo o diabetes em 30 dias (YOUTUBE)

O médico, Gabriel Cousens, alegou que poderia reverter diabetes apenas com uma mudança drástica da dieta. Segundo ele, a melhor maneira de se alimentar é consumindo alimentos crus, sem nada de origem animal. Seis pessoas, todos diabéticos, cinco do tipo 2 e um do tipo 1 aceitaram participar do tratamento. Durante 30 dias os 6 pacientes comeram refeições cruas, integrais e bem equilibradas e no final os resultados foram incríveis. Tudo foi feito com supervisão médica e em poucos dias, a maior parte dos participantes já estavam com as taxas de açúcar controladas e não precisavam mais tomar remédios. Mesmo que você não tenha diabetes, é MUITO bom ter informação e saber o poder da alimentação na nossa saúde.

Curiosidade: pesquisas mostram que quem come carne tem até quatro vezes mais chance de ter câncer de mama; 3,6 vezes mais câncer de próstata; quatro vezes mais diabetes, e muito mais em doenças crônicas em geral. Quem toma leite tem 3 vezes mais chances de ter leucemia.

7- What the Health (NETFLIX – NOVO)

Dos mesmos realizadores de Cowspiracy, mostra a trajetória de Kip Andersen e os impactos dos produtos processados de origem animal na nossa saúde. Assim como o primeiro documentário, ele tenta descobrir o motivo das principais organizações continuarem a promover essa indústria, apesar das inúmeras pesquisas e estudos médicos alegando o mal desses produtos. O filme também mostra a relação dessa indústria com a indústria médica e farmacêutica e os efeitos nas comunidades que vivem perto de fábricas e matadouros, por exemplo. Achei muito bom e bem esclarecedor, recomendo para quem está precisando de mais um empurrãozinho.

8- Terráqueos (YOUTUBE)

Deixei esse por último, porque é um pouco diferente dos outros. É um filme que mostra tudo que nós, humanos, estamos fazemos com as outras espécies do planeta, desde a nossa dieta, até fabricação de roupas e compra de cachorros. É BEM pesado, incômodo e triste, mas é a realidade, então eu acho que todo mundo deveria ter essas informações. Eles comparam o que a raça humana está fazendo com o holocausto. No caso, somos nós dominando e explorando outras espécies que não têm escolha e nem conseguem se defender.

É isso, espero muito que vocês assistam, porque esses documentários me ajudaram muito a seguir com os meus ideais e com o que eu acredito estar certo. Não precisam se tornar vegetarianos, não estou aqui para julgar a escolha de cada um, mas acho super importante termos as informações necessárias para tomarmos as nossas decisões. Né? Tenho recebido muitas mensagens pedindo dicas sobre esse tema, então estou aberta para conversar e ajudar quem tiver interesse. Beijos! <3

Renata é a criadora do blog, tem 27 anos e mora em Curitiba. É formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Digital e gosta de escrever sobre viagens, estilo de vida e veganismo . Tenta sair sempre da zona de conforto e das rotas turísticas, o objetivo é explorar cada cultura e dar dicas legais para pessoas que se identificam. Criou o blog com o objetivo de inspirar as pessoas, compartilhando fotografias lindas, dividindo seus hábitos e dando dicas de lugares que precisam ser conhecidos.

Relacionados

Comments

comments