CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS

por | out 26, 2014 | Brasil

Viagem que fez a gente se apaixonar por viagens.

A Chapada dos Veadeiros fica localizada no Nordeste de Goiás. Guarda a maior porção de cerrado contínuo do mundo. É conhecida como Berço das Águas, pois brotam águas cristalinas de imensos paredões formando as cachoeiras mais bonitas que eu já vi!

Toda região fica sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, o mais antigo patrimônio geológico do continente, formado a quase 2 bilhões de anos.

Fomos para lá em Julho de 2012. Não existem vôos diretos para lá, nem perto disso. Precisa pegar um vôo até Brasília ou Goiânia, e daí pegar um ônibus para Alto Paraíso.

A rodoviária era do tamanho de um quiosque de verdura, e estava fechada e sem funcionários. O ônibus simplesmente parava na praça, e as pessoas desciam no meio do nada. Sorte que a dona da nossa pousada foi nos buscar, se não ainda estaríamos lá procurando.

Vista do Quarto

chapada2

Ficamos hospedados no Hostel Catavento (indico mil vezes). Quando acordamos e abrimos a janela, ficamos surpresos com a vista. Era no meio de uma colina, só natureza em volta, uma piscina no meio da grama. Levantamos e fomos tomar café da manhã. Todos os dias tinha pão de queijo, creme de abacate, sucos, frutas, cereais, iogurtese bolos.

No primeiro dia fomos na cachoreira Loquinhas. É linda, azul turquesa, escondida no meio de uma trilha na floresta. E diz a proprietária da nossa pousada que existem vários relatos de pessoas que viram ET lá. Depois eu fiquei procurando nas fotos, mas não vi nenhum ainda bem!

Loquinhas (Foto sem filtro, juro!)

loquinhas1 loquinhas2 loquinhas3

No dia seguinte conhecemos um guia, que foi super útil, já que estávamos sem carro e as outras cachoeiras eram bem mais longes, impossível de ir a pé.

Fomos na Almécegas I e Almécegas II, uma trilha bem cansativa, praticamente uma escalada. Mas valeu a pena, vista linda e água congelante.

Trilha

trilha1 trilha2

Almécegas I 

almecegas1

Almécegas II

 almecegas2

No mesmo dia fomos conhecer ainda o Vale da Lua, quem for para a Chapada não pode deixar de conhecer. A força da água em temporada de chuva é tão forte, que desgasta as pedras e faz com que elas fiquem nesse formato.

Vale da Lua

caminho vale da lua valedalua

No terceiro dia estávamos muito cansados e tiramos o dia para aproveitar a piscina e passear por perto. Fomos em um restaurante orgânico delicioso, tudo lá é muito saudável e natural.

No quinto dia fomos no lugar mais bonito que vi por lá, a cachoeira de Santa Bárbara. Ela fica no meio de um antigo quilombo, dentro da comunidade Kalunga. Fica a 28 km de Cavalcante, e para chegar lá precisa passar por uma estrada de terra cheia de buracos.

Você chega e agenda seu almoço para a volta da trilha. São R$25,00 por pessoa e eles preparam uma galinhada com acompanhamentos, tudo feito na hora.

Depois de uma trilha de 6km, no meio das árvores, você encontra uma linda cachoeira azul e transparente.

santabarbara

A Chapada dos Veadeiros é um lugar incrível, todas as pessoas que conhecemos lá eram amigáveis, inteligentes e receptivas. O lugar é uma mistura de simplicidade, natureza e cultura sem fim. E a diversidade vai desde uma aula de ioga ao ar livre, até uma galeria de arte com obras de US$ 50.000,00.

Foi uma das nossas viagens preferidas! Gostaram??

Renata é a criadora do blog, tem 27 anos e mora em Curitiba. É formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Digital e gosta de escrever sobre viagens, estilo de vida e veganismo . Tenta sair sempre da zona de conforto e das rotas turísticas, o objetivo é explorar cada cultura e dar dicas legais para pessoas que se identificam. Criou o blog com o objetivo de inspirar as pessoas, compartilhando fotografias lindas, dividindo seus hábitos e dando dicas de lugares que precisam ser conhecidos.

Relacionados

Comments

comments