O QUE FAZER EM ATENAS – DICA DE ROTEIRO

por | dez 3, 2015 | Grécia

Chegou o último, mas não menos importante, destino da nossa viagem! Atenas nos surpreendeu positivamente de diversas formas, era o destino que menos nos animava e acabou sendo um dos melhores.

Saímos de Santorini bem cedinho e 45 minutos depois já estávamos em Atenas (tivemos um problema com a Ryanair, depois vou fazer um post contando sobre os voos que fizemos pelas companhias low cost). Bom, teoricamente nós ainda tínhamos outro destino na Grécia para conhecer, Zakhyntos (eleita a praia mais bonita do mundo), mas era bem difícil chegar lá e não aguentávamos mais a maratona de ônibus e aeroporto, então resolvemos reservar dois dias a mais em Atenas e relaxar um pouco.

Glyfada

Como não tinha mais quarto no hotel que tínhamos reservado, decidimos ficar em um bairro diferente para conhecer mais lugares. Escolhemos um quase na beira mar, BEM longe do centro e dos pontos turísticos. Ficamos em Glyfada, cidade no subúrbio de Atenas e uma das regiões mais sofisticadas. Com uma infinidade de cafés, restaurantes, lojas e casas noturnas.

ONDE FICAR

O hotel que escolhemos foi o Emmantina, ele é 4 estrelas, mas na verdade optamos por ele porque estava em promoção no Booking!

Emmantina Hotel em Glyfada

Emmantina Hotel em Glyfada

Quando chegamos de manhã, nosso quarto ainda não estava pronto, então pedimos umas frutinhas e ficamos esperando na piscina. Para chegar no hotel, pegamos um ônibus no aeroporto que parou quase do lado, só tivemos que andar umas 3 quadras (com 4 malas não foi tão fácil).

Mix de frutas saudáveis na piscina

ONDE COMER

Enquanto esperávamos, procuramos no Trip Advisor onde comer, escolhemos o que estava em primeiro lugar e realmente foi delicioso! O lugar era lindo, atendimento perfeito, e o preço ótimo. Além disso, a comida ainda era gostosa, comemos hummus, salada de repolho com maçã e cenoura, suco de menta com limão e um sanduíche enrolado de frango. O nome do lugar é Lefalaf e só tem avaliações positivas.

Lefalaf em Glyfada, Atenas

Lefalaf em Glyfada, Atenas

Lefalaf em Glyfada, Atenas

Lefalaf em Glyfada, Atenas

No primeiro dia estávamos tão cansados, que demos uma volta a pé pelo bairro e ficamos aproveitando a piscina durante a tarde. De noite nos arrumamos e saímos jantar, no final das contas acabamos parando no mesmo lugar da hora do almoço, de tão bom que estava!

No dia seguinte acordamos cedinho pra tomar café, tinha bastante opção nesse hotel, mas o iogurte grego batido na hora era sempre a minha escolha! Só não tinha fruta fresca, mas a gente comprava e levava pra complementar. =)

Café da manhã grego

O QUE FAZER

Decidimos aproveitar os dois primeiros dias para passear, sem horários e sem função de ponto turístico, andamos por Glyfada e até a feira local nós conhecemos. Muita azeitona, muito peixe fresco, alimentos regionais e flores da estação! Temos 180 anos, vai dizer, quem vai para Atenas para fazer compras na feira do bairro?

Flores na feira local de Atenas

Feira local em Atenas

Vouliagmeni

Depois de passear bastante de manhã, o motorista do hotel nos levou até Vouliagmeni, uma região ali perto que queríamos conhecer. A Lagoa de Vouliagmeni tem propriedades terapêuticas e fica bem pertinho de Atenas. Tudo indica que a água tem ligação com o arco vulcânico do mar Egeu, pois ela tem de 50 a 100 metros de profundidade e uma temperatura de 22º a 29º. Para entrar no lago é preciso comprar o ticket, mas como o tempo estava virando, decidimos ir conhecer a praia, que ficava bem pertinho.

Lago Vouliagmeni em Atenas

Chegamos na praia e a água era muito linda e tinha muitas pessoas fazendo hidroginástica. Tem lugar no mundo melhor para ser velhinho? Não tem. <3

Vouliagmeni Beach, Atenas

Vouliagmeni Beach, Atenas

Atenas

Depois de relaxar por dois dias, pegamos um tram e fomos para o centro. Nosso novo hotel ficava do lado do Estádio onde aconteceram as Olimpíadas em 2004, também ficava perto dos pontos turísticos, conseguimos fazer tudo a pé!

Olimpíadas Atenas

Tram em Atenas

O QUE FAZER

Chegamos e fomos conhecer logo o templo de Zeus e a Acrópole. É tudo muito legal, andamos bastante e tiramos várias fotos, mas estávamos cansados dessas programações, então vimos tudo em mais ou menos 2 horas e saímos passear de novo.

Templo de Zeus, Atenas

Templo de Zeus, Atenas

Acrópole, Atenas

Acrópole - Atenas

Acrópole, Atenas

ONDE COMER

Andando pelas ruas de Atenas, percebemos que a maioria dos restaurantes e bares legais ficam no terraço das construções, com vista para a Acrópole. Fomos almoçar no City Zen, eu pedi sushi e o Dan pediu salmão com crosta de amêndoas e quinoa com hortelã.

City Zen, onde sair em Atenas

City Zen, onde comer em Atenas

City Zen, onde comer em Atenas

City Zen, onde sair em Atenas

City Zen, onde sair em Atenas

O que nos encantou mesmo, foi a cidade em si, não os pontos turísticos. Atenas tem tudo, muitos bares, muitos cafés, muitos restaurantes e uma história incrível no meio disso tudo. O bom de não ter horários e planos, é que a gente acaba conhecendo coisas novas que não estavam no plano inicial!

Ruas de Atenas

Além dos restaurantes sofisticados, também encontramos por toda parte Pita Bread e sanduíches enrolados, ótima opção pra matar a fome sem gastar muito!

Greco, onde comer no centro de Atenas

De noite pegamos o metrô e fomos jantar, existem 3 bairros legais para sair à noite, Plaka, Psirri e Monastiraki. Todos ficam relativamente perto um do outro, então você consegue passear por todos andando. Ficamos chocados de ver quantas crianças e adolescentes andam de metrô à noite, parece ser o principal meio de transporte para baladas e bares e não vi perigo nenhum nisso. Entramos na estação e nos sentimos em um esquenta praticamente!

Metrô em Atenas

Indo para a balada de metrô em Atenas

Primeiro fomos em um bar de drinks ver como era, uma amiga minha tinha indicado então fomos conhecer. Era muito legal, estava cheio e tinha vista para a Acrópole, mas não tinha comida então fomos para outro, óbvio!

Couleur Locale, onde sair em Atenas

Fomos comemorar nosso aniver de namoro atrasado no 360º. Pedimos uma garrafa de vinho, uma entrada com bife e ovos pochê e de prato principal pedimos dois risotos.

360º, onde sair jantar em Atenas

360º, onde sair jantar em Atenas

Comemos tanto que tivemos que cancelar o plano de sair e fomos tirar uma sonequinha no hotel haha, o dia seguinte seria o último dia inteiro, então queríamos aproveitar bastante! Acordamos, tomamos café e fomos andar, decidimos pegar o tram e conhecer lugares no caminho que ainda não tínhamos ido. Primeiro paramos em uma praia, mas estava tocando um tipo de funk e só tinha pomba, então desistimos de ficar lá. Voltamos para o tram e paramos em uma praça bonitinha que vimos! O tram é tipo um trem rápido e pequeno que atravessa a cidade e passa por muitos lugares legais, não sei dizer que bairro fica, mas a praça que paramos fica na estação Platia – tram aghias fotinis.

Atenas

A praça era uma delícia e o dia estava lindo, resolvemos comer tudo que tinha em volta hahaha, experimentamos a melhor sorveteria da vida.

Onde comer em Atenas

Onde comer em Atenas

  Relaxando em Atenas

Onde comer sorvete em Atenas

Depois fomos tomar Bubble Tea na loja mais diver que existe.

Bubble Tea em Atenas  Bubble Tea em Atenas  Bubble Tea em Atenas Na mesma praça, tinha uma confeitaria que servia OREO CASEIRA feita na hora, não vou falar sobre isso. Só olhem.

Oreo caseira em Atenas

De noite fomos passear no bairro Psirri, são muitos bares e restaurantes reunidos, todas as mesas para fora e as pessoas bebendo e comendo na rua. O único defeito desse bairro, é que tinha muito refugiado e criança pedindo dinheiro. Quando não davam, eles eram violentos. Um menino de uns 5 anos me deu um soco e depois puxou o cabelo de outra menina que estava tentando ajudar, não doeu claro, mas mesmo assim é bem triste e a situação não é agradável. Sentamos e ficamos tomando chopp artesanal, só dois na verdade, porque o EURO tá caro!

Bares em Atenas, onde sair à noite

Muitas pessoas bebendo e comendo doces, daí decidimos experimentar também. Bem tranquilo, bem leve, tinha 8 quilos de chocolate só.

Bares em Atenas, melhor sobremesa da cidade

No dia seguinte tomamos café, pegamos as malas e fomos pegar o metrô para o aeroporto. O transporte em Atenas é MUITO BOM, muito fácil e muito seguro.

Metrô em Atenas

O mesmo ticket de valor único, pode ser usado tanto para o metrô, quanto para tram e ônibus de linha. Você pode comprar vários e deixar guardado, e daí vai validando aos poucos. Depois de validar, você tem 70 minutos para continuar fazendo conexões sem ter que comprar um novo. Não existe muita fiscalização, mas é impressionante como todo mundo respeita.

Transporte público em Atenas

Adoramos Atenas, ficamos apaixonados! Pensamos até em tentar morar lá um dia, mas falar grego não é moleza, então desistimos. A melhor escolha que fizemos foi abrir mão de um destino, para aproveitar 100% o final da viagem, fugir um pouco dos programas turísticos e sair explorar.

Espero que tenham gostado, que venham as próximas!

Renata é a criadora do blog, tem 27 anos e mora em Curitiba. É formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Digital e gosta de escrever sobre viagens, estilo de vida e veganismo . Tenta sair sempre da zona de conforto e das rotas turísticas, o objetivo é explorar cada cultura e dar dicas legais para pessoas que se identificam. Criou o blog com o objetivo de inspirar as pessoas, compartilhando fotografias lindas, dividindo seus hábitos e dando dicas de lugares que precisam ser conhecidos.

Relacionados

Comments

comments